150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Bandas de Música se apresentam em alusão aos 150 anos de Santos Dumont

As apresentações foram realizadas nos dias 15 e 16 de julho
Publicada em: 19/07/2023 19:32
Imprimir
Fonte: DCTA e BASM
Edição: Agência Força Aérea

A Banda de Música (BMU) da Base Aérea de Santa Maria (BASM) realizou, no dia 15/07, uma apresentação musical no Royal Plaza Shopping, em Santa Maria (RS). O evento marcou o início das atividades comemorativas aos 150 Anos de Alberto Santos Dumont pela BASM.

O público que prestigiou o evento lotou o hall do shopping para ouvir o repertório eclético da Banda com diversas canções populares de compositores e intérpretes como Tim Maia, Alexandre Pires e outros artistas. A coletânea incluiu, ainda, músicas tradicionalistas gaúchas e o Hino dos Aviadores.

A Banda encerrou o evento com a Canção do Expedicionário. “Estar junto ao público é sempre gratificante para nós. Estivemos em preparação há algum tempo para podermos levar alegria e boa música a todos, em uma apresentação à altura das comemorações do aniversário do nosso Patrono da Aeronáutica Brasileira”, destacou o Regente da Banda, Tenente Músico Silas José Candido.

O local recebeu, também, a exposição alusiva ao Sesquicentenário: “Vida, obra e valores de Alberto Santos Dumont em 150 imagens”. A sequência de painéis retrata a história e os feitos do gênio brasileiro. Já na segunda-feira (17/07), a exposição foi montada no Shopping Praça Nova, onde poderá ser visitada até o dia 27/07.

E, na próxima sexta-feira (21/07), a Banda fará sua segunda apresentação com o repertório especial no espaço Praça Palco do Shopping Praça Nova, a partir das 19 horas.

São José dos Campos

No dia 16/07, a Banda de Música do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em homenagem aos 150 Anos do Nascimento de Alberto Santos Dumont, realizou uma apresentação musical no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos (SP).

Na ocasião, estiveram presentes o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, demais Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares subordinadas ao DCTA, além de centenas de cidadãos joseenses e da região que prestigiaram o evento.

A Banda de Música do DCTA, regida pelo Capitão Especialista Edson Marques de Araujo e pelo Tenente Especialista Betovem Dias, apresentou uma seleção de músicas brasileiras que marcam a persistência e a determinação de Santos Dumont.

“Montamos um repertório musical em homenagem aos 150 Anos do Nascimento de Santos Dumont, que representa a nossa cultura e evoca o espírito de aventura, coragem e inovação que ele personificou, sem nos esquecermos da peculiaridade do local onde estamos sediados: o Vale do Paraíba e sua cultura caipira”, disse o Tenente Betovem.

No final do espetáculo, o Tenente-Brigadeiro Medeiros agradeceu aos músicos pela belíssima apresentação e reforçou a importância histórica de Santos Dumont para a aviação. “O motivo de estarmos aqui reunidos é que, neste ano, a Força Aérea Brasileira (FAB) comemora os 150 Anos do Nascimento de Alberto Santos Dumont, nosso herói e grande inventor do avião. Foi graças a ele que conseguimos conquistar aquilo que todos sonhavam: voar. A apresentação musical foi uma justa homenagem a um homem cujo legado inspira gerações até os dias de hoje e que deixou uma marca inesquecível na história da aviação mundial”, enalteceu o Diretor-Geral.

O público que estava no parque participou entusiasmado do evento. Para Sônia Maria Ferreira, a apresentação foi um verdadeiro espetáculo que ficará gravado na memória. “Foi a primeira vez que vi a Banda do DCTA tocar, uma experiência maravilhosa e emocionante. Eu me segurei para não chorar, pois trouxe lindas recordações”, disse.

A Banda de Música do DCTA foi criada em 1966 e tem a missão de abrilhantar cerimônias militares e contribuir com a formação de pessoal militar e marcialidade da tropa, além de representar a FAB junto à sociedade civil.

Fotos: Tenente Daniela Camargos / GAP , Sargento Anderson / IFI e Soldado Kassiel / BASM